BLOG

Armazenamento refrigerado na indústria de alimentos congelados: por que é preciso realizar o controle de umidade?

O controle de umidade com desumidificador de ar na indústria de alimentos congelados garante economia e mais qualidade ao produto

A indústria de alimentos congelados tem motivos de sobra para comemorar. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIA), o setor cresceu 17% em 2021, sendo o segmento de congelados um dos destaques para esse número elevado.

Por um lado, o aumento do consumo; por outro, o aumento da produção e armazenamento. Nesse novo cenário, a indústria de alimentos congelados precisou investir para suprir a alta demanda, adquirindo mais equipamentos para o processo de congelamento dos produtos.

Além dos investimentos, houve também uma maior preocupação com os controles de qualidade, tanto paraseguir os protocolos de segurança alimentar, quanto para atender às exigências do público consumidor.

No processo de resfriamento, o maior controle está relacionado à umidade na câmara fria. As baixas temperaturas associadas à umidade representam riscos diversos à empresa, entre eles perda de alimentos e segurança dos profissionais.

É por esse motivo que grandes empresas do segmento de congelados utilizam desumidificadores de ar na antecâmara, a fim de conter a umidade nessa área e evitar que partículas de água entrem na câmara fria, conforme podemos observar na imagem abaixo.

Mas, afinal, qual é o problema da formação de gelo na câmara fria?

São vários os problemas!

Para entender melhor a importância do controle de umidade no armazenamento dos alimentos congelados, criamos uma lista comparativa para mostrar os riscos da umidade na câmara fria. Confira:

ARMAZENAMENTO A FRIO COMUM (Sem controle de umidade)ARMAZENAMENTO A FRIO SECO (Com controle de umidade)
Formação de geloSem formação de gelo, fornecendo ar frio, seco e limpo
Condensação das paredes, ficando propício para formação de fungos e mofosParedes secas e intactas
Amolecimento das caixas e embalagens de papelãoConserva o estado natural das embalagens
Pisos molhados e escorregadios, colocando em risco a segurança dos profissionaisMantém o piso seco e seguro
Acúmulo de gelo nas bobinas do evaporador, que pode causar dano ao refrigeradorAumenta a vida útil do gerador e diminui a necessidade de paradas para manutenção.
Névoa, dificultando a visibilidade dos profissionaisÁrea com total visibilidade
Deterioração dos produtos devido à umidadePermite armazenamento a médio e longo prazo alguns tipos de alimento

Solução em desumidificador de ar para a indústria de alimentos congelados

Para realizar um controle de qualidade preciso e eficaz na área de refrigeração de alimentos, a Bry-Air Brasil lançou a solução BrySmart BBS.

A nova linha de desumidificador industrial da marca oferece a garantia de uma desumidificação de alta potência usando tecnologia de ponta, com a vantagem de consumir, ao menos, 20% menos energia elétrica que os demais desumidificadores encontrados no mercado.  

Além disso, a equipe especializada Bry-Air oferece soluções personalizadas para cuidar da desumidificação, ventilação de ar fresco e remoção de gases nocivos, como o etileno e o dióxido de carbono, dependendo se a câmara frigorifica estiver ativa ou passiva.

Para se ter um exemplo, frutas, vegetais, carnes e até laticínios mantêm o frescor original por muito mais tempo em câmaras frigoríficas com controle de umidade realizado por um desumidificador BrySmart BBS.

Gostou? Então, veja mais informações sobre a linha BrySmart BBS e, em caso de dúvidas, fale com um dos nossos consultores.

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.