BLOG

Como controlar a umidade em câmaras frigoríficas?

Saiba como o controle de umidade nas Câmaras Frigoríficas é essencial na prevenção de riscos e prejuízos para sua empresa.

Controlar a umidade é um grande desafio para diversos setores da indústria, sobretudo nas câmaras frigoríficas, pois problemas decorrentes da alta da umidade podem trazer diversos prejuízos financeiros,  riscos físicos tanto para o funcionamento dos equipamentos quanto para a segurança dos trabalhadores.

Sendo assim, preparamos esse conteúdo onde iremos esclarecer suas dúvidas e mostrar como é possível realizar o controle de umidade de forma efetiva e evitando prejuízos para a sua empresa. Confira! 

A importância do controle de umidade nas câmaras frigoríficas  

Ao contrário dos refrigeradores domésticos, onde os alimentos são conservados em espaços com concentração de gelo, nos frigoríficos industriais a umidade pode trazer diversos riscos e prejuízos tanto na segurança quanto na armazenagem.

Por isso, o controle de umidade é de extrema importância para a indústria frigorífica, sendo necessário que haja um controle rigoroso do nível de umidade do ar presente no local.

O grande desafio dessas medidas de controle é justamente evitar que o gelo se acumule nos evaporadores, nas esteiras, produtos, paredes, piso e teto. Isso acontece devido à infiltração do ar externo que entra quando as portas são abertas.

Ou seja, ao abrir as portas da câmara fria, o ar úmido entra nessa área com temperaturas baixas e se torna responsável por diversos problemas como condensação, névoa e congelamento. 

Principais problemas causados pela umidade nas câmaras frigoríficas 

Devido a operação ativa das câmaras, com circulação constante de pessoas, é inevitável que a abertura de portas ocorra várias vezes ao dia e com esse fluxo se torna impossível impedir que a umidade migre para os ambientes.

A infiltração de ar representa 90% da umidade total presente na câmara fria e pode trazer alguns riscos ao produto, ao equipamento e às condições de segurança dos profissionais. 

Entre os principais estão:

  •  Acúmulo de líquido no chão, deixando o piso escorregadio e inseguro para os profissionais;
  •  Névoa na câmara fria, dificultando a visibilidade;
  •  Umidade excessiva ou congelamento das embalagens, prejudicando o escaneamento e leitura das etiquetas;
  •  Formação de gelo em portas e esteiras, impossibilitando a correta operação;
  •  Bloqueio nos evaporadores devido à formação de gelo, ocasionando perda de eficiência;
  •  Consumo excessivo de energia e gastos adicionais com manutenção;
  •  Possíveis perdas de alimentos decorrentes da necessidade de descongelamento da câmara fria.

Portanto, ter um controle de umidade não só elimina os problemas mencionados acima, como proporcionam ganhos financeiros.

Saiba como garantir o controle de umidade nas câmaras frigoríficas  

A indústria frigorífica é um mercado altamente competitivo em que, para se manter na à frente dos concorrentes é necessário adotar medidas que otimizem sua produção e conservação em todas as etapas do processo.

Sendo assim, como é inevitável que ocorra a abertura das portas e a circulação de pessoas nas câmaras frigoríficas, o ideal é que haja um controle da umidade nesse espaço.

A principal maneira de controlar a umidade em câmaras frigoríficas é com a instalação de desumidificadores de ar dessecantes em pontos estratégicos do armazém frigorífico a fim de controlar o nível de umidade.

Com a instalação de desumidificadores de ar, evita-se que a umidade entre diretamente para as câmaras gerando benefícios operacionais e financeiros para sua empresa.

A Bry-Air pode te ajudar no controle de umidade das câmaras frigoríficas

A Bry-Air é líder mundial em controle de umidade e conta em seu portfólio de produtos com a solução ideal para os problemas de umidade nas câmaras frigoríficas: a linha FFB de desumidificadores industriais.

Com os desumidificadores dessa linha, é possível programar o equipamento para manter os diferentes níveis de umidade necessários em cada área do armazém frigorífico. 

Quer conhecer outras soluções da Bry-Air ? Clique aqui e entre em contato aqui com um de nossos consultores para aplicar esta solução na sua câmara frigorífica. 

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.