BLOG

Como cuidar do controle de umidade na indústria do vinho?

Saiba mais sobre a importância do controle da umidade na indústria do vinho e como resolver de uma vez por todas essa questão tão importante.

Cuidar de cada aspecto é fundamental para produzir em altíssima qualidade. Essa é uma verdade que pode ser aplicada em diversos setores, mas quando falamos da umidade na indústria do vinho isso é levado ainda mais a sério.

Afinal de contas, ela tem um impacto direto na produção e precisa ser gerenciada a todo instante, garantindo que nada se perca e que o padrão estabelecido possa ser cumprido sem complicações.

Para isso, saber como cuidar da umidade na indústria do vinho tem sido prioridade para quem deseja otimizar a produtividade e se desenvolver ainda mais com a ajuda da tecnologia.

Solução para uma das maiores dificuldades

Desafio é uma palavra que toda empresa conhece muito bem. E, nas vinícolas, o controle da umidade nos ambientes é um dos maiores e mais importantes deles.

A instalação de um sistema de desumidificação para a indústria é de vital importância para manter esse elemento sob controle em qualquer circunstância. Qualquer variação pode afetar o líquido e comprometer seriamente o sabor para o consumidor final, por isso deve ser sempre evitada.

Além das mudanças de temperatura, a umidade precisa ser cuidada a todo instante para evitar que toda a produção seja impactada por alguma mudança. E, se já existe solução para tal problema, não há motivos para deixar essa insegurança prejudicar toda a produção por conta da umidade.

Benefícios do controle de umidade na indústria do vinho

Para mostrar de um jeito prático, separamos alguns dos principais benefícios que uma vinícola tem ao adotar um controle de umidade.

  • REDUZ AS TAXAS DE EVAPORAÇÃO → Os barris de madeira usados para envelhecimento e armazenamento dos vinhos sofrem influência do ambiente externo. Garantir que a umidade esteja nos níveis adequados evita a evaporação e redução do teor alcoólico, mantendo a qualidade do líquido em qualquer ocasião.
  • EVITA O RESSECAMENTO DAS ROLHAS → A rolha exerce um papel fundamental na proteção do vinho ao impedir que o ar entre na garrafa e oxide o conteúdo. Ambientes com o ar muito seco sofrem com isso, pois as rolhas podem encolher e permitir a entrada do ar que é extremamente prejudicial. Quem possui um espaço com umidificação controlada impede que isso aconteça e garante uma segurança ainda maior na produção.
  • ELIMINA A CONTAMINAÇÃO → Se a baixa umidade pode impactar a rolha, a alta umidade é perfeita para a proliferação de fungos no ambiente. Isso, é claro, é transportado pelo ar e torna o espaço ideal para a contaminação.

Como deu para perceber, o controle da umidade na indústria do vinho é essencial para garantir que o processo não sofra interferências que impactem na produção ou no sabor da bebida.

Por falarmos de um setor onde a qualidade é fator crucial no mercado, nada melhor do que certificar-se de que o seu produto será o mesmo e permanecerá em excelentes condições sem se preocupar mais com o nível da umidade nos ambientes.

Para saber mais sobre isso, entre em contato com os especialistas da Bry-Air e veja como podemos apresentar a solução perfeita para a sua vinícola encerrar de vez com os problemas de umidade. 

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.