BLOG

Entenda por que é importante e como realizar a manutenção preventiva do seu desumidificador industrial Bry-Air

para garantir maior vida útil e eficiência, é necessário realizar a manutenção preventiva do desumidificador de ar industrial FFB

A Bry-Air Brasil está sempre preocupada em oferecer o melhor a seus clientes e, por isso, reforça a necessidade de realizar a manutenção preventiva dos desumidificadores de ar industriais compactos da série FFB.

Os desumidificadores da Bry-Air foram projetados para terem pouca necessidade de manutenção, no entanto, ainda assim, é imprescindível realizar o checklist.

Trata-se de uma rotina simples, mas muito necessária, para que o equipamento tenha maior vida útil e continue operando com eficiência e sem problemas.

Confira quais são os itens de verificação e como é fácil realizar a manutenção.

  • Filtros

Os filtros utilizados nos desumidificadores Bry-Air precisam ser removidos e limpos para evitar entupimento.

A manutenção dos filtros é simples e para isso basta retirar o filtro do desumidificador, limpar com ar comprimido ou lavar com solução de água quente com sabão, se necessário. Depois de seco, é só colocá-lo novamente no equipamento.

  • Rotor dessecante

Para manutenção do rotor dessecante, é necessário verificar se não há nenhum sinal de descoloração, furos ou rachaduras. Para isso, basta remover o rotor tomando cuidado para não rasgar a vedação do perímetro.

Pode haver a necessidade de realizar uma limpeza no rotor. É importante destacar que para a limpeza do rotor, não pode ser utilizado detergente ou solvente. A peça pode ser lavada apenas com água, porém um aspirador de ar e escova de espanar de cerdas macias já são suficientes na maioria dos casos.

  • Vedações

Para checagem das vedações, é necessário observar se elas estão lisas e sem rasgos. Caso a camada exterior das vedações esteja desgastada ou se houver suspeita de vazamento, as vedações deverão ser trocadas.

Para troca das vedações, basta retirar as vedações antigas, limpar resquícios de selante e instalar as novas. Deixe o selante curar por um período mínimo de 8 horas.

  • Aquecedor de Ar da Reativação

Para checagem desse componente, é preciso testar a funcionalidade do elemento de aquecimento usando um ohmímetro com o equipamento desligado.

Se o instrumento mostrar resistência infinita ou resistência zero, significa que o aquecedor deverá ser substituído.

Os aquecedores de reativação estão localizados perto da entrada de ar de reativação e podem ser retirados com facilidade abrindo a chapa de montagem.

  • Motores dos ventiladores

A verificação necessária nos motores será observar se há acúmulo de poeira e sujeira. Não é preciso nenhum tipo de lubrificação adicional.

Caso tenha poeira acumulada, é recomendada a limpeza. Para isso, basta retirá-los do equipamento, realizar a limpeza e colocá-los novamente, observando se as rodas estão rotacionando no sentido correto.

  • Motor da roda do FFB 170 ao FFB 1000

Nos equipamentos dessas linhas, é necessário observar as condições da correia dentada. Se aparecerem rachaduras ou desgastes, a peça deverá ser substituída.

  • Outras observações
  • Cronograma: definir um cronograma de inspeção semanal, pelo menos no início, para verificação de todas as partes giratórias. A periodicidade pode variar de acordo com a severidade do local de operação.
  • Alinhamento: verificar o alinhamento e o bom funcionamento dos vários suportes/superfícies de apoio.
  • Fixações: verificar o aperto de todos os parafusos e conexões elétricas.
  • Fluxo de ar: certificar-se de que os fluxos de ar que entram e saem dos dutos estão livres de obstruções.
  • Painel de acesso / gaxetas: verificar a vedação de todas as gaxetas da tampa do painel de manutenção. Vedar qualquer tipo de vazamento.

Dúvidas na realização da manutenção do seu desumidificador?

O Guia de Manutenção do desumidificador FFB mostra o passo a passo de todos os procedimentos descritos acima, mas, caso ainda haja alguma dúvida, a Bry-Air Brasil conta com uma área de suporte técnico para lhe atender e ajudar a realizar a manutenção de maneira adequada.

Clique aqui para enviar um WhatsApp para a nossa equipe técnica.

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.