Assistência e suporte técnico →

BLOG

Importância da produção de fertilizantes no crescimento do setor agrícola no Brasil

Setor agrícola deve crescer no Brasil com a expansão da fabricação de fertilizantes, mas umidade do ar pode representar um risco.

Uso de fertilizantes organominerais pode ser uma boa opção para reduzir os custos na agricultura

O mercado de fertilizantes deve crescer, e muito, nos próximos anos no Brasil. Isso deve ocorrer como reflexo da política que está sendo implantada pelo Governo Federal, através de um comitê interministerial liderado pelo Ministério da Agricultura, para reduzir a dependência que o país tem da importação de fertilizantes para o agronegócio. Hoje, cerca de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados. 

Segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) o agronegócio brasileiro alcançou o índice de 26,6% do total do Produto Interno Bruto do Brasil em 2020. 

Tendo em vista esse elevado volume de produção agrícola no país, é evidente o impacto positivo que a produção nacional de fertilizantes trará para a economia, considerando que este é um dos insumos mais relevantes na agricultura. Estudos apontam que os valores gastos apenas com fertilizantes variam entre 20% e 40% do total dos custos de cultivo e colheita.

Vantagens da produção nacional de fertilizantes

Além de impulsionar a economia fomentando o consumo de produtos nacionais, o crescimento do mercado de fertilizantes no Brasil resolverá um problema constante enfrentado por agricultores: a variação do câmbio para importação. 

Com o dólar cotado acima de R$ 5,00, como tem sido frequentemente registrado nos últimos meses, a compra desse produto encarece a produção, o que consequentemente reflete no valor pago pelo consumidor final nas feiras e supermercados.

Fertilizantes organominerais: alternativa viável e sustentável para o crescimento do setor no Brasil

Nesse cenário de expansão do mercado de fertilizantes no Brasil, tem se destacado a produção dos fertilizantes organominerais, ou seja, tipo de fertilizante alternativo fabricado a partir da combinação de materiais orgânicos, como, por exemplo, o esterco animal, com outro tipo de fertilizante mineral. 

Esse tipo de fertilizante tem como benefício o aspecto sustentável, uma vez que as criações de suínos e aves no Brasil geram toneladas de desejos orgânicos, os quais podem ser incorporados na produção de fertilizantes naturais para variados tipos de solo. 

Alguns dos benefícios do uso desse tipo de fertilizante no solo são:

  • Complementar a matéria orgânica do solo;
  • Reter mais água;
  • Reduzir a densidade;
  • Aumentar a porosidade; 
  • Aumentar a atividade microbiana.

Para estabelecer os parâmetros adequados para produção e uso desse e de outros tipos de fertilizantes no Brasil, o Ministério da Agricultura criou a Instrução Normativa  n.º 61. Nesse documento, o órgão estabelece alguns níveis e percentuais que devem ser seguidos a fim de manter a eficácia dos produtos. Entre eles:

Percentual de carbono orgânico permitido;

  • Nível de umidade em produtos sólidos;
  • CTC (capacidade de troca catiônica) do solo;
  • Percentual de minerais presentes na composição do produto.
 
 

Controle da umidade na produção de fertilizantes

Os fertilizantes, em especial os organominerais sólidos, precisam respeitar um percentual máximo de 20% de umidade em sua composição para seguir os parâmetros exigidos por lei. Caso contrário, compromete-se a qualidade e eficácia do produto e sujeita o fabricante a responder perante os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização. 

Esse controle de umidade é realizado na área de fabricação. Considerando que a umidade relativa do ar em ambientes não controlados pode chegar a níveis altos, acima dos 90% em dias chuvosos, por exemplo, é um risco manter os produtos expostos. Afinal, essa umidade será absorvida pelo produto.

Dessa forma, como medida de controle de qualidade, o meio mais adequado para resolver esse problema é a instalação de um aparelho de desumidificação do ar.

A Bry-Air Brasil é especialista em fabricação de desumidificadores de ar industriais e apresenta soluções a variados segmentos de mercado com linhas de produtos que atendem a galpões de diferentes metragens. 

Clique aqui, para conferir nossa linha de equipamentos e solicite o contato de um de nossos representantes para esclarecer dúvidas e descobrir como os desumidificadores Bry-Air podem ajudar na produção de fertilizantes.  

 
Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube