Pesquisar
    

BLOG

Recuperadores de energia DRI: a solução ideal para sistemas AVAC

 

A roda entálpica também conhecida como rodas de recuperação de energia são equipamentos que ajudam a reduzir o consumo de energia em processos industriais. 

Elas funcionam capturando o calor gerado pelo processo e transferindo-o para um outro meio, como ar ou água. Esse calor pode, então, ser utilizado em outras partes do processo, reduzindo a necessidade de energia adicional para aquecer o sistema.

Sendo assim, a recuperação de energia é um tema cada vez mais importante na busca por soluções sustentáveis ​​para o setor de construção. É nesse contexto que a DRI se destaca como a maior fabricante mundial de rodas de recuperação de energia, com mais de 25 anos de experiência no mercado .

A boa notícia é que a Bry-Air trouxe essa tecnologia para o Brasil, oferecendo uma solução eficiente e econômica para o mercado nacional. 

Por isso, preparamos esse conteúdo para esclarecer todas as suas dúvidas e conhecer os benefícios das Rodas Entálpicas DRI. Confira! 

Rodas Entálpicas DRI

As Rodas Entálpicas DRI recuperam a energia, principalmente, nos sistemas de ventilação (AVAC) de edifícios comerciais, centros comerciais, aeroportos e inúmeras aplicações, recuperando energia na renovação do ar interno e auxiliando no cumprimento de todos os requisitos de Qualidade do Ar Interior (QAI).

A tecnologia da DRI oferece as rodas entálpicas de maior recuperação do mundo, com um substrato de alumínio revestido com uma variedade de dessecantes.

Essas rodas são incorporadas em uma unidade de distribuição de ar fresco ou ventilador de recuperação de energia, e em alguns casos podem ser instaladas junto com os dutos.

A incorporação de EcoFresh Heat Wheels no sistema de ar condicionado significa mais ar externo com menor custo de energia, reduzindo as cargas de energia do sistema.

Além disso, as rodas de recuperação de energia DRI são certificadas pela Eurovent e pelo programa AHRI, oferecendo qualidade e confiabilidade comprovadas.

A DRI oferece vários diâmetros e profundidades dos rotores incorporados em cassetes. Os rotores e cassetes são monolíticos como padrão, mas personalizações são possíveis para atender às necessidades específicas de cada projeto. Também oferece rodas de substituição de todas as marcas, disponíveis em opções fáceis de adaptação.

Com a tecnologia da DRI disponível no Brasil, por meio da Bry-Air, os benefícios da recuperação de energia estão ao alcance de empresas e consumidores.

Sendo assim, a utilização de rodas de recuperação de energia é uma solução sustentável e econômica para a climatização de edifícios, proporcionando um ambiente mais saudável e confortável para os usuários e uma excelente opção para o cumprimento dos requisitos de Qualidade do Ar Interior (IAQ), controle de umidade e economia de energia.

Como funciona a Roda EcoFresh?

A roda EcoFresh funciona como um dispositivo de recuperação de energia que utiliza o calor do ar exaustado para pré-aquecer ou pré-resfriar o ar de ventilação, reduzindo assim a carga térmica em sistemas de ar condicionado.

 Em uma instalação típica, a roda é dividida em duas seções de meia-lua e posicionada em uma unidade de tratamento de ar. 

O ar de exaustão viciado é puxado por uma metade e o ar externo pela outra em um padrão de fluxo contrário. Enquanto a roda é girada, o calor sensível é transferido à medida que o substrato metálico capta e armazena o calor do fluxo de ar mais quente e o transfere para o mais frio. 

Por sua vez, o calor latente é transferido à medida que o substrato metálico revestido com dessecante absorve a umidade do fluxo de ar que possui a taxa de umidade mais alta, e libera a umidade por dessorção no fluxo de ar que possui a taxa de umidade mais baixa.

Com a recuperação total de energia, a EcoFresh pode auxiliar no cumprimento de todos os requisitos de Qualidade do Ar Interior (IAQ), controle de umidade e economia de energia já que ao utilizar esse processo de recuperação de energia, o ar fresco é fornecido a uma temperatura mais próxima da temperatura do ambiente externo, reduzindo a carga térmica do sistema de ar condicionado e, por consequência, reduzindo o consumo de energia.

Em resumo, a Roda EcoFresh funciona captando e transferindo o calor sensível e latente do ar exaustado para o ar de ventilação, proporcionando maior eficiência energética e controle de umidade em sistemas de ar condicionado.

Sem contar que sua instalação e manutenção adequadas garantirão sua eficácia ao longo do tempo, trazendo benefícios econômicos e ambientais significativos.

Inúmeras vantagens em adquirir Recuperadores de Energia

A EcoFresh Energy Wheels usa dessecante Molecular Sieve 3A (EcoSorb 300) revestido/usado em substrato de alumínio, o que limita a contaminação cruzada ao mínimo absoluto e garante a exclusão de contaminantes nas correntes de ar, enquanto transfere moléculas de vapor de água.

A seção de purga fornece separação estrita dos fluxos de ar, evitando o transporte de bactérias, poeira e poluentes do ar de exaustão para o ar de suprimento. E aliada ao sistema de vedação em labirinto limitam a contaminação cruzada a apenas 0,04% da concentração de ar de exaustão por volume, o que pode ser reduzido ainda mais por meio de mais estratégias.

Além disso, a rigidez estrutural da Roda EcoFresh é excepcional, graças à tecnologia de enrolamento e aos adesivos de última geração, conferindo aos rotores uma alta resistência estrutural. Sua superfície altamente polida garante um desvio vertical inferior a 1 mm por 1.000 mm, resultando em vazamento extremamente baixo nas vedações.

O projeto de fabricação inovador permite opções segmentadas e não segmentadas, além de fácil remoção de seções individuais da roda para limpeza ou reparo/substituição (no caso de segmentado plus).

A construção metálica, aliada à robusta estrutura de raios, permite que projetos sejam especificados para diâmetros de roda maiores.

A Roda EcoFresh também oferece maior recuperação/desempenho da indústria, com alta carga/revestimento de dessecante e igual recuperação sensível e latente, portanto, recuperação sensível e latente comparativamente maior. 

Com um desempenho maior e menores quedas de pressão, é possível alcançar uma recuperação nominal de 78% a 700 FPM (3,5 m/s) e queda de pressão de apenas 0,67″ wc (170 Pa), graças ao fluxo de ar laminar proporcionado pelo substrato de alumínio fino e revestimento dessecante uniforme. Ou seja, as características superiores do fluxo de ar permitem o design para velocidades e taxas de fluxo mais altas.

A Roda EcoFresh também conta com um selo de labirinto sem contato, que não desgasta, proporciona vedação eficaz e longa vida útil. A vedação de escova também é uma opção disponível e padrão para diâmetros menores. 

Outro ponto importante é que oferecem proteção contra gelo, com controle da velocidade de rotação da roda, que ajuda a limitar a formação de gelo, mantendo a temperatura do ar de exaustão acima do ponto de orvalho.

Maior recuperação/desempenho da indústria

  • Alta carga/revestimento de dessecante;
  • Igual recuperação sensível e latente, portanto, recuperação sensível e latente comparativamente maior;
  • Maior desempenho, menores quedas de pressão Exemplo: 78% nominal a 700
  • FPM (3,5 m/s) e queda de pressão de 0,67″ wc (170 Pa);
  • Fluxo de ar laminar devido ao substrato de alumínio fino e revestimento dessecante uniforme;
  • As características superiores do fluxo de ar permitem o design para velocidades e taxas de fluxo mais altas;

Principais Benefícios

As rodas de recuperação de energia EcoFresh, apresentam uma série de benefícios para os usuários. Entre eles:

  • Pré-condições de entrada de ar fresco
  • Facilmente integrado/adaptado em sistemas de ventilação novos/existentes
  • Fornece ar fresco durante todo o ano em condições muito próximas das condições internas
  • Ajuda a atender ao padrão de ventilação sem aumentar o custo de energia
  • Mantém as condições de umidade sem custo adicional
  • Permite redução da capacidade do sistema de 30 a 65%

Rodas de Recuperação de Energia DRI agora disponíveis na América Latina

As Rodas Entálpicas DRI contam com uma tecnologia inovadora que oferece inúmeros benefícios para a recuperação de energia e tratamento do ar em edifícios comerciais e industriais. 

Com a capacidade de recuperar tanto o calor sensível quanto o latente, a Roda EcoFresh é capaz de reduzir significativamente o consumo de energia e os custos de operação.

A Bry-Air, líder mundial em soluções para o controle de umidade e desumidificação, com presença mundial desde 1964, é a empresa responsável por trazer essas soluções para o Brasil, permitindo que empresas e indústrias brasileiras desfrutem de seus benefícios.

Se você está interessado em saber mais sobre as soluções Bry-Air e como a Roda EcoFresh pode beneficiar sua empresa, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. 

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.