Assistência e suporte técnico →

BLOG

Benefícios da utilização de desumidificadores na secagem de fertilizantes organominerais

Equipamentos ajudam a manter o nível de umidade exigido por lei e proporcionam outras vantagens aos fabricantes

Recentemente, publicamos em nosso Blog um artigo apresentando um pouco do cenário de produção de fertilizantes no Brasil, destacando o atual momento que favorece o crescimento da produção nacional desse produto.

Para ler o artigo na integra, clique aqui.

Nesse contexto, um produto que vem se destacando no mercado nacional é o fertilizante organomineral, tipo de fertilizante produzido com material orgânico, como fezes de animais de criação, combinado com minerais, como o fósforo, enxofre e magnésio.

Esse tipo de adubo é mais sustentável, pois aproveita dejetos oriundos das criações de aves e suínos e oferece inúmeros benefícios aos produtores. Alguns desses benefícios estão ligados à qualidade do solo para o plantio, elevando a capacidade de retenção de água e diminuindo riscos como a erosão, apenas para citar algumas vantagens.

No entanto, para que esse produto tenha a eficácia desejada, é fundamental que o controle de qualidade do processo de fabricação seja rigoroso, em especial em um aspecto muito relevante: o controle de umidade do ar.

Por que o controle de umidade do ar é essencial para a indústria de fertilizantes?

De acordo com a Instrução Normativa Nº 61, de 8 de julho de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são estabelecidos alguns critérios para a produção de fertilizantes organominerais os quais podem ser observados a seguir:

Art. 9º Para os fertilizantes organominerais sólidos ou fluídos para aplicação no solo ou fertirrigação, deve ser dado atendimento ao seguinte:

  1. Carbono orgânico: mínimo de 8% (oito por cento) para produto sólido e 3% (três por cento) para produto fluído;
  2. Umidade: máximo de 20% (vinte por cento) para produto sólido;
  3. CTC: mínimo de 80 (oitenta) mmolc/kg para produto sólido;

Considerando o item II, é possível observar que o fabricante de fertilizante precisa cuidar para não ultrapassar o padrão máximo de umidade no produto sob risco de produzir um adubo que esteja fora das exigências estabelecidas pelo governo, inviabilizando a sua comercialização.

Além disso, a Instrução normativa Nº 61 também especifica que a umidade deve ser apresentada no rótulo do produto vendido, tornando ainda mais necessário o controle preciso do percentual de água presente no fertilizante.

Como é realizado o controle da umidade?

Esse controle da umidade é realizado por meio de um desumidificador de ar industrial, que faz o processo de adsorção, retirando a umidade excessiva do ar interno do espaço de fabricação e eliminando-a para fora do prédio.

A Bry-Air Brasil é líder nacional em venda de desumidificadores industriais e tem seus produtos sendo utilizados por grandes empresas dos principais setores da indústria e do agronegócio.

Benefícios do controle de umidade na fabricação de Fertilizantes

Considerando as exigências legais, é fato que o controle de umidade do ar deve ser realizado, uma vez que o produto que está sendo processado absorve a umidade presente no ar.

Por isso, os desumidificadores de ar da Bry-Air são projetados observando as necessidades das indústrias, com controle digital da umidade que permite regular e monitorar constantemente o nível de umidade desejado. Além disso, é fácil de ser instalado em qualquer ambiente, inclusive em coberturas de telhas.

Por isso, os principais benefícios observados no uso dos desumidificadores Bry-Air Brasil são:

  • Controle fácil e preciso do percentual de umidade do ar no galpão industrial;
  • Garantia de comercializar um produto dentro dos parâmetros legais estabelecidos;
  • Reduz o risco de proliferação de fungos e bactérias no ambiente, considerando o processamento de material orgânico;
  • Diminuir o desperdício de fertilizantes que eventualmente seriam descartados por não atenderem aos padrões exigidos;
  • Acabar com o risco de multas em fiscalizações de órgãos reguladores.

Para saber mais sobre os produtos Bry-Air fale com um consultor especializado.

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.