Assistência e suporte técnico →

BLOG

Como funciona um desumidificador de ar industrial?

Saiba como funciona o desumidificador de ar industrial e qual o modelo adequado para um melhor controle de umidade nos diferentes segmentos da indústria.

Saiba qual é o modelo mais indicado para controle de umidade na indústria

Diversos segmentos da indústria precisam realizar um controle preciso da umidade relativa do ar a fim de garantir a qualidade do produto ou ainda manter em excelente estado de funcionamento equipamentos sensíveis aos efeitos causados pela formação de gotículas em sua superfície. Alguns exemplos são a indústria de alimentos e a farmacêutica.

Se por um lado é perceptível avaliar os resultados proporcionados pelo desumidificador de ar industrial, por outro, é difícil imaginar como esse equipamento opera. Para esclarecer todas as dúvidas sobre como funciona um desumidificador de ar industrial, preparamos este artigo com informações técnicas sobre o equipamento. Confira:

Como ocorre a desumidificação do ar nas indústrias?

É importante esclarecer que o processo de desumidificação industrial não consiste na retirada da umidade do ar, mas sim na modificação das características da umidade relativa, retirando o excesso de umidade do ar e filtrando-o para se obter um nível de umidade desejado para aquele processo industrial.

Como funciona um desumidificador de ar e quais as tecnologias existentes?

Os desumidificadores de ar podem funcionar por dois métodos: mecânico ou dessecante.

Desumidificador mecânico

Aparelho (não indicado para uso industrial) realiza o processo de condensação da umidade do ar mudando o estado da água de gasoso para líquido. Dessa forma, retira-se o excesso de umidade do ar em forma de água. É necessária a instalação de drenos e reservatórios para concentrar a água retirada

Desumidificador dessecante

Mais indicado para uso na indústria, pois a umidade é removida através do processo de adsorção. O ar úmido é sugado para o equipamento, passando por uma roda dessecante a qual retém a umidade excessiva. Depois, o ar é devolvido ao ambiente industrial apenas com o percentual desejado para aquele tipo de operação.

Para entender melhor as diferenças entre esses dois equipamentos, clique aqui e leia o artigo publicado em nosso blog.

Etapas do processo de desumidificação

  • Entrada do ar: o desumidificador aspira o ar úmido do ambiente externo para dentro do equipamento para poder ser realizada internamente a retirada da umidade.
  • Adsorção: o ar passa por uma roda giratória instalada no equipamento. Essa roda mantém em sua estrutura a concentração de todo volume de umidade presente no ar. Em paralelo, ocorre o processo de reativação da roda com a entrada de ar quente, que permite a eliminação do ar úmido para fora da estrutura predial industrial. 
  • Sensores de temperatura e umidade: para que os parâmetros de umidade, desejados para o ambiente, possam ser controlados de maneira precisa, é fundamental que o aparelho tenha instalado um higrômetro, ou sensor de umidade, e um termômetro, para controlar a temperatura ambiente. 
  • Controle programado da umidade: na parte eletrônica do equipamento, sincronizado aos dados dos sensores de umidade e temperatura, há um Controlador Lógico Programável, que nada mais é do que uma placa de processamento das informações a qual permite que o equipamento devolva para o ambiente interno apenas o percentual de umidade desejado (programado pelo usuário diretamente no equipamento). 

Veja abaixo como ocorrem os fluxos de entrada, processamento e saída do ar dentro do desumidificador de ar industrial.

Melhor solução em desumidificação de ar para as indústrias

Agora que você já sabe como funciona o desumidificador de ar, é hora de escolher o modelo mais adequado para a sua indústria. Considerando a necessidade de altíssimo rigor no controle de qualidade nos diferentes segmentos da indústria, a Bry-Air Brasil desenvolveu os modelos da série FFB de desumidificadores de ar compactos.

A série FFB conta com modelos que atendem ambientes de diferentes metragens (m3), proporcionando ao empresário comprar um equipamento adequado, sem gastar mais adquirindo um desumidificar com potência superior à necessária, nem ter prejuízo com um equipamento que não supra a expectativa. 

Para saber mais sobre o produto e falar com um de nossos revendedores, clique aqui.

Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube