Pesquisar
    

BLOG

Como o controle de umidade contribui para a sustentabilidade na indústria de alimentos?


A sustentabilidade é um tema cada vez mais recorrente em toda a sociedade, mas você sabe qual o seu impacto na indústria de alimentos?

O desperdício de alimentos é um grave problema em todo o mundo, mas engana-se que o consumidor é o único culpado pelas toneladas de alimentos jogadas no lixo todos os anos.

As condições do ambiente e, principalmente, a umidade na indústria de alimentos também contribuem para esse cenário. Haja vista, que é impossível pensar em sustentabilidade na indústria alimentícia sem controle de umidade.

Desde o plantio da semente até que a comida chegue ao consumidor, existem vários processos que precisam ser cuidadosamente analisados e entre eles o está o controle de umidade. 

Para você entender melhor, preparamos este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!  

Qual a importância da sustentabilidade na indústria alimentícia ? 

Cada vez mais, as empresas precisam entender o que o seu público está procurando para entregar valor e se manter competitiva e sem dúvidas a sustentabilidade precisa fazer parte dos planos da indústria alimentícia.

Hoje, os consumidores querem ser clientes de empresas que entendam a importância de reformular o seu modelo de negócio para reduzir o impacto social, ambiental e econômico.

Desde embalagens sustentáveis até produtos feitos a partir de processos mais naturais, a adaptação é fundamental para conseguir destaque.  

Sendo assim, tornar os processos sustentáveis protege a empresa, evitando que todo esforço empenhado na produção de um alimento vire prejuízo por causa do descontrole de umidade. Além de representar pontos positivos, como reformulação de processos, redução de desperdícios e ganhos em produtividade.

Portanto, o controle de umidade é importantíssimo para as marcas que querem ser reconhecidas como empresas ambientalmente sustentáveis — o que ajuda a ganhar mercado, atrair investidores e se destacar de concorrentes. 

Sustentabilidade e as normas regulatórias na indústria alimentícia  

A sustentabilidade na indústria de alimentos exige o controle correto da umidade, obedecendo a uma série de normas impostas por órgãos regulamentadores, como a Anvisa e as secretarias de agricultura municipais e estaduais

E entre os indicadores  que precisam de acompanhamento está o nível de umidade do ar, que varia conforme as características de cada alimento. 

Sendo assim, buscar soluções adequadas em controle de umidade para a sua indústria é uma questão de segurança do alimento, sustentabilidade e controle de qualidade. 

Já que, esse  controle faz com que o alimento se torne mais seguro para o consumidor, cumprindo o seu papel de alimentar e nutrir — e evitando que essa pessoa sofra com problemas, como a intoxicação alimentar.

Por isso, o mais indicado para se adequar ao padrão de umidade correto e evitar possíveis danos, é o uso de desumidificadores de ar.  

Os desumidificadores industriais por dessecante são os equipamentos indicados, dimensionados e personalizados segundo as características do seu processo alimentício e condições ambientais.

Além disso, processos internos, como a climatização, também se tornam mais eficazes quando aliados ao trabalho de excelentes desumidificadores.

Indústria Alimentícia: como fazer o controle da umidade? 

Os sistemas automatizados podem trazer inúmeros benefícios no controle da umidade, garantindo a segurança alimentar dos consumidores, mantendo o padrão exigido pelas normas regulatórias e evitando o desperdício de alimentos, o que impacta positivamente na sustentabilidade da empresa.  

Evitando assim, problemas estruturais e de funcionamento em equipamentos para refrigeração e estocagem, o surgimento de fungos e mofos e no caso das sementes, a aceleração do processo de germinação, que são causados pela umidade nos ambientes de produção, processamento e armazenamento de alimentos. 

Por isso, a maneira mais efetiva de resolver o problema da umidade e evitando assim prejuízos à empresa é a instalação de um sistema de desumidificação industrial.

Como a Bry-Air pode ser sua aliada na sustentabilidade da sua empresa alimentícia ?

Líder mundial em soluções para o controle de umidade há quase 60 anos, a Bry-Air conta com uma  gama de produtos que atendem a plantas industriais de diferentes tamanhos.

Sua  linha de desumidificadores industriais realiza a retirada da umidade do ar por meio dessecante (entenda a diferença entre desumidificação mecânica e dessecante) e permite o controle digital do nível de umidade para que o cliente possa regular conforme a sua necessidade.

Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores para que possamos auxiliar na identificação do equipamento ideal para o seu negócio.

 

E-book | Indústria Alimentícia

Saiba como controlar a umidade do ar em indústria alimentícia e evitar futuros prejuízos. Baixe o e-book exclusivo Bry-Air e aprenda agora mesmo!

Fale com um especialista:

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.