BLOG

Indústria frigorífica: qual o desumidificador ideal?

A umidade é um dos principais problemas na indústria frigorífica, sobretudo quando o assunto é qualidade dos produtos e equipamentos, pois o excesso de gelo nas câmaras frias acarreta diversos problemas estruturais. 

Sendo assim, o controle de umidade é um processo que se faz essencial na indústria frigorífica, por isso é importante se atentar a escolha do desumidificador de ar ideal para o seu frigorífico. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para lhe ajudar na escolha do seu desumidificador de ar industrial e controlar a umidade na sua câmara frigorífica. Confira!   

Desumidificadores de ar industriais: qual a diferença?  

Como você já sabe, o grande desafio das indústrias  frigoríficas é controlar a umidade , já que o alto o risco de proliferação de fungos e bactérias em ambientes com umidade acumulada, comprometem a integridade dos alimentos.

Esse controle pode ser feito com o uso de um equipamento de desumidificação do ar, por isso é de extrema importância conhecer as características dos principais modelos, haja vista que nem todo equipamento pode ser usado na indústria frigorífica.

Para fazer uma escolha assertiva e evitar prejuízos, é preciso saber que os desumidificadores de ar operam de dois modos diferentes, por modo dessecante ou mecânico.

Desumidificadores mecânico

Consistem em fazer um volume de ar passar através de uma superfície fria (serpentina/trocador de calor) visando o resfriamento deste ar que por consequência irá ocasionar o processo de condensação (mudança de estado da água de gasoso para líquido) para retirar o excesso de umidade do ar em forma de água. 

Este modelo utiliza o mesmo processo dos aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e refrigeradores e por esse motivo possuem um dreno ou reservatório para armazenar o líquido.

Seu uso não é recomendado para ambientes com temperaturas menores que 17°C, sendo assim os desumidificadores mecânicos não devem ser utilizados na indústria frigorífica. 

Desumidificadores dessecantes

Esse modelo opera pelo processo de adsorção. Ou seja , o ar úmido circula no equipamento passando pela roda dessecante, a qual retém a umidade excessiva do ar que, em seguida, é devolvido ao ambiente com a umidade relativa abaixo da condição desejada. 

Esse processo permite o controle dentro de parâmetros adequados para o ramo de atividade, fazendo com que seja o modelo ideal para a indústria frigorífica, pois opera sem perda de desempenho em ambientes cuja temperatura varia entre 0°C até 45°C.

O que preciso observar na escolha do desumidificador de ar para a indústria frigorífica?

Como observamos acima, o modelo dessecante é o mais indicado para indústria frigorífica, mas existem alguns detalhes que necessitam de atenção na hora da compra.

Entre eles estão as recomendações legais em relação ao controle de umidade para cada tipo de processo que podem ser conferidas na RDC 216 e na RDC 275 da Anvisa que dispõem sobre as regras de controle de qualidade na indústria de alimentos

Depois dessa conferência, antes de adquirir seu desumidificador de ar, é necessário observar os seguintes pontos: 

• Identificar o tipo de armazenagem (ativa ou passiva), pois haverá níveis de umidade diferentes no local em cada uma dessas atividades.

• O desumidificador deverá ficar na antecâmara, sendo assim, observe a vazão necessária para esse local;

• Vazão necessária do equipamento para atender ao espaço físico (calculado considerando o tamanho do galpão frigorífico);

• O desumidificador precisará ter um controle do nível de umidade desejado e permitir a checagem desses dados para fins de atendimento à legislação;

Munido dessas informações, será possível identificar entre os modelos disponíveis no mercado qual se adequa melhor a sua empresa. 

Desumidificadores Bry-Air: saiba qual atende a sua necessidade

Sempre buscando atender às necessidades particulares de cada empresa, a Bry-Air Brasil disponibiliza em seu portfólio duas séries de desumidificadores industriais adequados para indústria frigorífica: a Série FFB e a Série FLI .

A Série FFB conta com desumidificadores compactos que atendem a vazões de 170 m³/h a 4500 m³/h, com aplicações ilimitadas em áreas de produção, processo e armazenagem.

Entre as suas vantagens estão a alta performance, aumento do desempenho e baixo peso, que permite que eles sejam instalados sobre o piso, áreas externas, em suportes na parede, suspensos no teto ou acima do forro devido ao seu tamanho compacto.

Já os equipamentos da Série FLI foram projetados para ambientes que necessitam de média vazão, isto é, de 2.500 m³/h a 25.000 m³/h. 

Conte sempre com a Bry-Air! 

A Bry-Air é líder mundial em controle de umidade a quase 60 anos e conta em seu portfólio de produtos com a solução ideal para os problemas de umidade na indústria frigorífica.  

Clique aqui e entre em contato aqui com um de nossos consultores para que possamos auxiliar na identificação do equipamento ideal para o seu negócio. 

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.