BLOG

Prejuízos causados pela umidade excessiva em armazéns frigoríficos

Os desumidificadores de ar proporcionam inúmeros benefícios nos armazéns frigoríficos, evitando problemas no processo de refrigeração industrial.

Problema pode ser resolvido com a instalação de desumidificadores de ar

Pode parecer estranho pensar que a umidade seja um problema para câmaras frias de armazéns frigoríficos, onde é realizada a refrigeração de diversos produtos perecíveis, como carnes, sorvetes, laticínios, pães e até mesmo sementes. 

Contudo, o excesso de umidade nesses ambientes pode trazer uma série de transtornos e prejuízo financeiro para empresários que atuam no ramo.  

Para compreender o problema, basta saber que o ar em qualquer ambiente tem uma quantidade relativa ou absoluta de umidade. No caso da umidade absoluta, quando atinge um nível elevado, passa a formar de fato a água, que assume o estado sólido, líquido ou gasoso, conforme a temperatura. 

Em um refrigerador industrial, que funciona em temperaturas negativas, os efeitos podem ser prejudiciais ao funcionamento dos equipamentos e também aos produtos. Veja e entenda alguns dos principais problemas. 

• Formação de condensação nas superfícies da câmara e dos produtos:

Esse é um problema comum causado pela formação de líquido dentro da câmara fria que resulta em piso molhado e escorregadio (tornando-se um risco de acidente para os profissionais), gotejamento nos produtos (umedecendo os produtos e comprometendo sua qualidade.

Algo que inviabiliza a comercialização) e a danificação das embalagens (produtos armazenados em caixas de papelão ou outros tipos de embalagens de papel. Nesse caso, haverá dificuldade, inclusive, para leitura do código de barras). 

• Formação de névoa ou neblina:

Quando a umidade absoluta do ar está elevada pode se tornar gasosa, formando uma nuvem branca dentro da câmara fria, o que dificulta a visibilidade das profissionais e pode ocasionar acidentes de trabalho ou problemas para armazenar e retirar os produtos de forma adequada.

• Formação de gelo na evaporadora:

O acúmulo de gelo causa o bloqueio dos aletados, diminuindo a superfície de contato do ar com a evaporadora e deixando o sistema ineficiente, o que pode comprometer o funcionamento dos demais equipamentos. 

Outro problema decorrente desse acúmulo de gelo é a necessidade de realizar paradas frequentes para descongelar o refrigerador. E tudo isso também impacta no consumo de energia elétrica. 

Causas do excesso de umidade

São algumas as causas do excesso de umidade dentro da câmara fria, mas todas elas geram o mesmo efeito, que é a entrada de ar fresco do ambiente externo. 

Isso geralmente ocorre por conta da atividade de porta na câmara fria (ou área de armazenamento) e na antecâmara, que abre com frequência para o carregamento e descarregamento da doca (por onde entra o ar externo). 

Outros fatores que também geram a umidade no refrigerador é a circulação de pessoas (por conta da respiração) e também a permeabilidade das paredes. 

Como todos esses fatores são inerentes da atividade, não há como evitar que esse ar externo entre, mas é possível processá-lo para controlar a umidade. 

Como resolver o problema do excesso de umidade?

Tendo em vista que o próprio funcionamento do armazém frigorífico contribui para a entrada de umidade externa, a solução mais viável e funcional é a instalação de desumidificadores industriais. 

Esses equipamentos são instalados geralmente na antecâmara para realizar o processamento do ar externo e retirar a umidade. 

Esse mesmo equipamento permite que seja possível controlar a umidade relativa do ar e acompanhar se os níveis estão sempre dentro dos parâmetros recomendados.

A Bry-Air – empresa especializada na fabricação de desumidificadores – possui uma linha de desumidificadores compactos que são indicados para uso em armazéns frigoríficos. 

A série FFB conta com sete diferentes modelos, que atendem áreas com necessidade de vazão a partir de 170m³/h até 3.000m³/h, e são de fácil instalação e manutenção. 

Uma das vantagens desses modelos é que o rotor utilizado é de alta durabilidade, com vida útil de aproximadamente 10 anos. 

O investimento traz inúmeros benefícios, como redução do risco de acidentes de trabalho, garantia de qualidade aos produtos refrigerados, redução de falhas mecânicas, menor custo de manutenção dos equipamentos, aumento da capacidade de armazenamento e economia de energia. 

Para conhecer mais detalhes sobre o produto e solicitar o contato de um técnico especializado da Bry-Air.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.