Assistência Técnica & Suporte →

BLOG

O controle de umidade para a conservação de caldeiras e turbinas

Controle de umidade é uma importante medida preventiva para evitar a corrosão e ajudar na conservação de caldeiras e turbinas.

Medidas preventivas podem ajudar a aumentar a vida útil desses equipamentos

Um dos pilares da gestão industrial é a implantação de ações que auxiliem no processo de otimização da estrutura física e dos equipamentos, adotando medidas preventivas que ajudam a manter a estrutura em bom estado de conservação e funcionamento. 

Afinal, é necessário um alto investimento para aquisição de novos maquinários e esse é um custo que muitos gestores não dispõem no orçamento. 

Nesse sentido, é comum que as empresas sigam um rigoroso cronograma de manutenções preventivas e realizem checklists periódicos com o intuito de observar possíveis problemas que possam prejudicar o adequado funcionamento desses equipamentos. 

No caso das caldeiras e das turbinas, um item deve ser acrescentado a essas ações preventivas, que é controle de umidade.

Muito utilizadas na indústria e em usinas (como as termoelétricas e sucroalcooleiras), as caldeiras e turbinas são construídas com metais que requerem certos cuidados a fim de evitar a corrosão de peças e da própria estrutura. 

Como o ar possui naturalmente níveis de umidade, variando conforme o clima e a região, é comum que haja umidade na área interna. 

Para entender melhor sobre os riscos causados pela umidade nas turbinas e caldeiras, é preciso compreender antes o que é o processo de corrosão e como ele pode comprometer o funcionamento da turbina. 

É denominado corrosão o processo de deterioração dos metais que ocorre devido à interação do oxigênio e da água com uma superfície metálica (no caso, a estrutura da turbina ou da caldeira), o que prejudica suas propriedades mecânicas. Essa ação da corrosão recebe o nome de ferrugem.

Um dos períodos mais críticos para o surgimento da ferrugem é a hibernação, quando o equipamento é desligado por um tempo em que não é utilizado. 

Nesse momento é que a atenção deve ser redobrada, pois haverá contato da superfície metálica com o ar que está circulando no local, o qual contém alto teor de umidade. 

Mesmo que o tempo de hibernação seja curto, o controle de umidade deve ser rigoroso para evitar problemas futuros no funcionamento do equipamento. 

Um dos exemplos que ilustra bem essa situação acontece nas usinas de açúcar, onde as turbinas em operação estão sujeitas a altas pressões, sendo projetadas para máxima eficiência.

No período de desligamento, deve ocorrer o tratamento do ar que circula internamente na turbina, retirando a umidade que afeta principalmente as lâminas. 

Caso isso não seja feito, pode ocorrer o rompimento dessas lâminas, provocando danos significativos na operação do equipamento. 

Situação semelhante ocorre nas usinas termoelétricas (UTE), onde são utilizadas caldeiras, e a umidade em excesso pode ocasionar a deterioração dos componentes do equipamento. 

O mesmo acontece em atividades industriais navais e em plataformas de petróleo offshore, por estarem em ambientes naturalmente úmidos. 

O que fazer para controlar a umidade?

Observando os exemplos acima, ficou evidente que a umidade é um sério problema para caldeiras e turbinas, por isso, controlá-la é sinônimo de economia e preservação do maquinário. 

A maneira mais eficaz de fazer isso é utilizando um sistema de desumidificação industrial, solução viável, de fácil instalação e com baixo custo de manutenção que funcionará como um filtro de ar, retirando a umidade e mantendo apenas o ar seco no local.

Para essa finalidade, a Bry-Air, fabricante internacional e com quase 60 anos de mercado, atua fornecendo soluções em desumidificadores, trabalha com a linha Compacta FFB.

Desenvolvida para controle de umidade na indústria de ativos e possui produtos projetados para diferentes áreas de ambientes e que atende a diversas finalidades industriais. 

Para conhecer mais informações sobre essa linha de produtos e solicitar atendimento técnico da equipe Bry-Air, acesse:

Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube