Assistência e suporte técnico →

BLOG

Principais cuidados durante o armazenamento de sementes

Além de uma estrutura e equipamentos adequados, o armazenamento de sementes exige outros cuidados que garantem a eficácia da sua germinação.

Preservar a qualidade e evitar a perda de parte do plantio devido às más condições durante o armazenamento não é somente uma questão econômica, mas também uma questão que visa a saúde e segurança do consumidor final.

A seguir, acompanhe alguns cuidados essenciais para a sua estrutura de armazenagem no agronegócio:

Controle de temperatura

Normalmente, 25°C é a temperatura ideal para boa parte das sementes, principalmente durante a germinação. 

Umidade relativa do ar

Ao lado a temperatura, a umidade é outro fator decisivo que se não controlada, afeta diretamente a qualidade final de sementes e grãos. Atente-se em manter a umidade relativa do ar de acordo com a semente. Por exemplo, em relação ao milho o ideal é manter a umidade em torno de 12%.

Nesse caso, recomendamos a instalação de um desumidificador de ar. A Bry-Air Brasil conta com a linha FFB, um desumidificador compacto que atua no controle do excesso de umidade. 

Circulação do ar

A ventilação auxilia o processo de armazenamento. Mas, deve ser controlada para evitar que a umidade externa quando muito alta altere a qualidade do alimento.

Organização

Organize e distribua corretamente a colheita com uma distância mínima de meio metro entre os pallets. Evite que as sementes tenham contato direto com paredes e teto. 

Limpeza

Manter a limpeza do local com produtos específicos é fundamental para impedir a proliferação de insetos, ratos, pragas e fungos.

Fazer a gestão adequada durante todo o processo de armazenamento de semente ajuda a preservar a qualidade do produto e garante segurança ao consumidor final.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube