Assistência e suporte técnico →

BLOG

Qual é a influência da umidade durante a germinação de sementes?

A umidade presente nos galpões de armazenamento de sementes prejudica a germinação do produto. Problema pode ser resolvido com desumidificador de ar.

A umidade presente nos galpões de armazenamento de sementes prejudica a germinação do produto. Problema pode ser resolvido com desumidificador de ar.

Cuidados preventivos no armazenamento podem evitar prejuízos financeiros aos produtores

Garantir a qualidade do produto comercializado é premissa de qualquer produtor ou distribuidor de sementes. 

Em todo o processo produtivo, são inúmeros os procedimentos e cuidados adotados a fim de evitar que as sementes sejam colhidas antes ou após o período adequado, e assim, acabar comprometendo o plantio da soja, milho, arroz, trigo, algodão ou outro tipo de cultura agrícola. 

No entanto, alguns detalhes podem acabar sendo deixados em segundo plano em meio a tantas preocupações, e é aí que os problemas podem surgir. Um deles é a umidade do ar presente nos galpões de estocagem.

Nos pequenos, médios e até mesmo nos grandes centros produtores de sementes agropecuárias, dificilmente o produtor rural encontrará condições totalmente favoráveis para a armazenagem, principalmente em relação à temperatura e à umidade natural do ar. Como o estoque de sementes pode ficar armazenado, em média, por até 6 meses nesses galpões, o produto fica exposto às variações climáticas que naturalmente ocorrem durante esse período.

Nesse contexto, já é possível perceber o primeiro fator adverso, uma vez que cada tipo de semente precisa ser armazenado em condições climáticas específicas. Por exemplo, alguns tipos de grãos podem perder a qualidade se estiverem expostos a temperaturas elevadas, enquanto outros não devem ficar em ambientes muito frios e úmidos. 

É por isso que, muitas vezes, existe a necessidade de se produzir as sementes em um local e transportá-las para outro ambiente, no qual deve haver o devido controle de temperatura e de umidade a fim de garantir a qualidade do produto. 

Quais os problemas causados pela umidade no armazenamento?

De modo geral, são dois os principais problemas causados pela umidade no armazenamento de sementes, são eles: o surgimento de fungos e a redução do potencial de germinação da semente.

Não é novidade que ambientes úmidos e sem claridade, como naturalmente costumam ser os galpões de armazenagem, são propícios para a proliferação de fungos, que comprometem todo o estoque, as embalagens etc. 

Essa mesma umidade também ajuda a modificar a estrutura fisiológica da semente, como uma espécie de aceleração do metabolismo que causa sua deterioração. 

Esses dois fatores isolados ou somados, inviabilizam a comercialização do produto, ou caso não sejam observados, reduzem a capacidade de germinação na hora do plantio.

Quais os prejuízos causados?

O principal prejuízo causado é certamente o financeiro, pois todo o processo desde a produção até a comercialização das sementes é muito demorado. 

São meses até que haja a maturação da semente para que ela esteja apta para ser plantada, por isso, qualquer falha em todo esse processo é sinônimo de perda de trabalho, esforço e dinheiro. 

E mesmo que as sementes sejam utilizadas, o resultado do plantio e da colheita ficarão aquém do desejado, causando frustração por parte dos agricultores. 

Como resolver o problema da umidade?

O meio mais eficaz para realizar o controle da umidade do armazém é investir em um sistema de desumidificação de ambiente. 

O equipamento é instalado no próprio armazém e remove a umidade do ar através de um processo contínuo de “adsorção física”, que nada mais é que a absorção da umidade pelo equipamento e sua liberação na área externa. 

Nesses casos, o tipo de desumidificador indicado é o modelo industrial compacto da série FFB, fabricado e comercializado pela Bry-Air Brasil e que tem a vantagem de ser de fácil instalação e manutenção. Além disso, trata-se de um produto ambientalmente responsável e que possui modelos específicos para diferentes tamanhos de galpões.

Para saber mais sobre o produto, acesse o site da Bry-Air Brasil e conheça mais detalhes.

 
Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube