BLOG

A importância do controle de qualidade de Produtos Higroscópicos

Produtos higroscópicos precisam de um controle de umidade rigoroso que deve ser realizado com um desumidificador de ar industrial.

Diversos elementos da natureza, entre eles o plástico, alguns metais, os fios de cabelo e até mesmo os grãos e sementes, têm a capacidade de absorver a umidade do ar. Esses produtos são considerados higroscópicos.

Quando ocorre o ponto em que o nível de água interno do produto está igual ao nível de umidade do ar (quando não ocorre mais troca por meio do processo de vapor ocasionado pela variação de temperatura), é considerado que este produto atingiu o seu nível de equilíbrio de água, ou equilíbrio higroscópico.

No entanto, mesmo sendo um processo natural do meio ambiente, a higroscopia representa um problema para alguns segmentos da economia.

Nesses casos, a solução é controlar a umidade do ambiente, mantendo um nível adequado para conservar a estrutura físico-química de cada produto, seja uma matéria-prima ou um produto manufaturado.

Quais são os produtos higroscópicos que necessitam de controle de umidade?

São inúmeros os produtos higroscópicos presentes na natureza, mas quando falamos de processos industriais, logísticos e agropecuários, há alguns em especial que necessitam de atenção redobrada nesse aspecto. Alguns exemplos são:

  • Metais alcalinos usados na iluminação e fabricação de baterias e pilhas;
  • Hidretos usados na fabricação de alguns tipos de pilhas;
  • Plásticos como o PVC, POM e PA;
  • Poliamidas usadas para fabricação de nylon;
  • Sílica em gel;
  • Alimentos in natura, como arroz, milho e soja, além de grãos e sementes em geral.

Por que é necessário o controle de qualidade de produtos higroscópicos?

Como vimos, os produtos higroscópicos podem ser utilizados em diferentes materiais ou até mesmo consumidos, como é o caso dos alimentos. Cada um desses produtos tem um nível ideal de teor de água em sua composição que deve ser mantido.

Para exemplificar, observe os seguintes casos:

Plástico

Um nível elevado de umidade em determinados tipos de plástico pode ocasionar a formação de bolhas de ar e alterações na fluidez do material, impossibilitando o seu uso para fabricação de alguns produtos. Isso significa perda de matéria-prima e prejuízo.

Quando a umidade do ambiente de armazenamento ou produção é controlada, é possível manter o nível adequado e preservar as propriedades do plástico.

Sílica em gel

As sílicas em gel são geralmente utilizadas na etapa de embalagem de alguns produtos que precisam ser conservados longe da umidade, como metais e tecidos. Geralmente, vêm em saquinhos dentro da caixa para absorver a umidade e preservar o material até que chegue ao cliente.

Contudo, como é um material altamente higroscópico, precisa ser produzido e armazenado em ambientes em que a umidade do ar seja altamente controlada, caso contrário, precisarão ser descartados.

Grãos e sementes

Assim como os demais alimentos, o controle de qualidade em todas as etapas de produção e armazenamento deve ser altamente rigoroso em diversos aspectos, entre eles o controle da umidade.

Isso porque os grãos precisam ter um nível de umidade ideal para que estejam aptos para consumo. Ou seja, caso haja umidade em excesso, pode ocorrer uma aceleração do processo de germinação das sementes, por exemplo, inviabilizando a distribuição e comercialização daquele lote de produtos.

Neste artigo publicado em nosso blog, nós explicamos mais detalhadamente como ocorre a influência da umidade na germinação das sementes. Vale a leitura!

Solução para o problema de umidade no manejo de produtos higroscópicos

Para resolver o problema da umidade, que pode colocar em risco a qualidade do produto e trazer prejuízo aos empresários e clientes, a solução mais indicada é o uso de um desumidificador de ar.

Com o desumidificador de ar, é possível controlar exatamente o nível de umidade ideal para conservação de cada produto e realizar o processo industrial ou de armazenamento com mais tranquilidade e segurança.

Para esse tipo de controle, os desumidificadores de ar industriais da Bry-Air são a escolha perfeita, uma vez que são desenvolvidos considerando as necessidades dos clientes de diversos segmentos e podem ser instalados em diferentes tipos de edificações e espaços.

Para conhecer mais sobre o controle de umidade nos diferentes segmentos industriais, acesse o nosso blog e confira nossos artigos.

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.