Assistência e suporte técnico →

BLOG

O que são ambientes de missão crítica e por que ambientes de data center precisam de proteção contra contaminação do ar?

Soluções em climatização para data center asseguram a operacionalidade dos equipamentos que precisam funcionar ininterruptamente.

Já parou para calcular o quanto de prejuízo sua empresa teria caso o data center que hospeda as informações parasse de funcionar? Provavelmente, deve ter ficado com o coração acelerado só de imaginar isso. 

Para evitar uma situação como essa, é preciso que seguir uma série de medidas de prevenção, uma delas é o controle de umidade para data center.  

Um ambiente de missão crítica, como também é chamado o data center, é um local que acomoda uma infraestrutura tecnológica que precisa funcionar ininterruptamente. 

Ou seja, trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias ao ano (366 no caso de ano bissexto). Uma simples pausa nesse local, seja por um milésimo de segundo, é o suficiente para gerar prejuízos inestimáveis para as organizações. 

Afinal, estamos falando de um local que abriga processamento e armazenamento de milhões de dados e informações preciosas das instituições. Como tal, necessita de segurança e confidencialidade para que nada seja perdido. 

Entre as principais medidas de proteção estão os sistemas contra incêndio, inundação, controle rigoroso de acesso e, claro, ajuste de temperatura e umidade para data center.  

Importância do controle de temperatura e umidade para data center

A principal função da climatização de ar em ambientes de missão é fornecer condições ideais para manter a segurança e o funcionamento dos aparelhos. 

Segundo as diretrizes da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE), a umidade relativa do ar de um data center deve ficar entre 45% e 55% e a temperatura não pode passar de 30°C. 

Durante o funcionamento, os equipamentos de um data center podem superaquecer, devido ao alto nível de processamento que é exigido deles. Consequentemente, esse aquecimento pode fazer com que eles desliguem. 

Além disso, existe o risco de oscilação de temperatura devido ao superaquecimento das máquinas. Ou seja, um local que está muito frio pode sofrer com um leve aquecimento, o que gera condensação do ar e, consequentemente, acúmulo de água.

 

Principais riscos relacionados à temperatura e umidade para data center:

Carga eletrostática 

Perigo de danos aos aparelhos em decorrência da baixa umidade do ar. 

Oxidação de fios e cabos de alimentação

Esse risco ocorre quando a umidade relativa do ar está alta. Se os cabos dos servidores oxidarem, eles podem fazer com o que o sistema tenha um downtime, uma parada de funcionamento que impede o processamento de informações. 

Princípio de incêndio 

Por conta da elevada temperatura dos aparelhos, riscos de curto-circuito e incêndios são preocupações constantes em ambientes de missão crítica. Entretanto, com a climatização correta esse problema é minimizado. 

Perda de dados e informações 

Qualquer parada no data center, mesmo que seja por uma fração muito pequena de tempo, pode gerar perda de dados, comprometendo seriamente as operações e reputação da empresa. 

Ponto de orvalho no data center 

O ponto de orvalho acontece quando há condensação da água do ambiente, formando gotas no teto, piso ou parede. Essas gotas podem gerar danos aos aparelhos. Portanto, além do controle de temperatura no data center, é importante zelar pela umidade relativa do ar. 

 

Eliminando o problema de umidade em data center

Como exposto, a climatização é um dos fatores mais importantes para assegurar o perfeito funcionamento de um ambiente de missão crítica.

Afinal, quando se trata desse espaço, todo cuidado é pouco. Por isso, a Bry-Air desenvolve tecnologias de última geração para controle de umidade em data center e ambientes de missão crítica. 

Em ambientes de data center a recomendação é a utilização de desumidificadores dessecantes (entenda a diferença entre desumidificação mecânica e dessecante), tecnologia especializada em que se determina o ponto de orvalho do ar de forma a controlar com precisão a umidade, impedindo que todos os problemas relacionados acima aconteçam.

Os sistemas de desumidificação por dessecante em data center permitem o controle das condições de umidade do ar com precisão. 

Conheça a nova solução Bry-Air para controle de temperatura e umidade para data center!  O FFB 4500.

Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube