Assistência Técnica & Suporte →

BLOG

Por que é importante monitorar a qualidade do ar em laboratórios?

O controle da climatização, umidade e qualidade do ar dos laboratórios farmacêuticos ajudam a garantir a segurança da medicação.

A importância do gerenciamento da umidade e temperatura para garantir a qualidade do ar e segurança das medicações

Os laboratórios farmacêuticos comerciais e de manipulação são ambientes considerados como área limpa e onde há alto risco de contaminação, com consequências sérias à saúde coletiva caso não sejam adotadas medidas de controle de qualidade. 

Entre essas medidas, às relacionadas à qualidade do ar estão entre as mais importantes. Impurezas, excesso de umidade e temperatura fora dos parâmetros recomendados para a manipulação das fórmulas podem colocar em risco o efeito da medicação ou do imunizante. 

Esse assunto, inclusive, foi muito discutido recentemente por conta das condições de armazenamento dos imunizantes contra o coronavírus.

Controle de umidade e temperatura no armazenamento de vacinas

Ler matéria

De forma geral, a ABNT estabelece os conceitos essenciais para controle de temperatura e do ar-condicionado, além de regulamentar esses parâmetros na NBR 16.401. 

No entanto, levando em conta as necessidades específicas da área da saúde, também devem ser consideradas pelos laboratórios as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – em especial a RDC 301/2019 de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

Infelizmente, alguns laboratórios ainda não adotam tais medidas de controle ou não utilizam sistemas de regulagem e tratamento do ar que estejam em conformidade com essas normas técnicas. Entenda por que isso é perigoso.

Riscos decorrentes de problemas na qualidade do ar, temperatura e umidade:

  • Colocar a saúde dos profissionais em risco;
  • Formação de fungos em instrumentais de manipulação e medicamentos em estoque;
  • Entrada de sujidade e outros elementos contaminantes externos em áreas limpas;
  • Causar danos aos equipamentos de manipulação;
  • Alteração das propriedades químicas das medicações anulando o efeito terapêutico;
  • Alteração visível que ocasione a necessidade de descarte do lote de medicamento.

O que fazer para adequar os processos e garantir o controle de qualidade

Considerando esses riscos, fica evidente a necessidade de avaliar a estrutura física do laboratório para observar se o processo de entrada e controle do ar está adequado. Veja algumas informações importantes em relação a isso:

é importante que a equipe de engenharia observe todos os fluxos de entrada de ar entre as diferentes áreas do laboratório e como o ar é difundido pelo exaustor por toda a área interna do prédio. É fundamental garantir que o ar contaminado ou com impurezas não circule em áreas limpas, onde o controle deve ser mais rigoroso.

o sistema de exaustor também deve garantir que o fluxo de ar ocorra de forma unidirecional, ou seja, que o ar devolvido pelo exaustor não seja o mesmo que estava circulando no local. O ar do local deve estar sempre filtrado e renovado.

em relação aos controles de temperatura e velocidade de circulação do ar, é necessário observar as condições adequadas para a manipulação de cada fórmula.

No entanto, indica-se que haja um termômetro na sala e que o controle de temperatura seja realizado algumas vezes ao longo do dia para garantir que não haja variações, ou para que medidas corretivas possam ser tomadas em caráter emergencial.

a presença de umidade no ar é a principal fonte para surgimento e proliferação de fungos e bactérias no local. Sendo assim, o controle deve ser rigoroso e o processo de desumidificação dessecante é o mais indicado para esses casos, pois permite um controle digital preciso e constante do nível de umidade no ambiente.

A Bry-Air Brasil fabrica e comercializa desumidificadores industriais que ajudam no processo de controle de umidade de ambientes de produção e armazenamento de medicamentos, evitando riscos de danos aos produtos e necessidade de descarte, além de garantir mais segurança e confiabilidade a clientes e consumidores.

Confira em nosso site mais informações sobre a linha FFB de desumidificadores compactos dessecantes. 

Para ficar atualizado sobre outras novidades e boas práticas destinadas à indústria farmacêutica e laboratórios de análises clínicas, clique aqui e confira outras publicações do Blog da Bry-Air Brasil. 

 
Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube

Clientes

contato@bryair.com.br
+55 (41) 3037-9700
Rodovia da Uva, 3578 | Colombo
PR - Brasil | CEP 83402-000