Assistência e suporte técnico →

BLOG

Por que o controle de umidade é fundamental na indústria da madeira e usinagem?

Seja para construção, decoração ou outras finalidades, é fundamental que a madeira seja armazenada corretamente, o que inclui rigoroso controle de umidade e temperatura.

A madeira é um elemento extremamente versátil. É usada na construção civil, na criação de móveis, na concepção de objetos de decoração e até mesmo na fabricação de embarcações e como matéria-prima da produção de papel e celulose. Entretanto, para assegurar a qualidade dos produtos, é fundamental zelar pelo controle de umidade em madeira. 

Por se tratar de um material higroscópio — que absorve e libera água para manter um equilíbrio com a umidade relativa do ar —, a madeira precisa ser armazenada em local com circulação de ar e rigoroso controle de umidade e temperatura para secar corretamente. Entenda mais a seguir! 

A influência da umidade na qualidade da madeira

A madeira sofre mudança dimensional quando seu teor de umidade é alterado, contrai-se quando perde umidade e expande-se quando é umedecida. Quando a umidade relativa do ar está em um nível muito baixo, a madeira também pode sofrer com rachaduras e deformação. 

Por outro lado, quando há excesso de umidade no ar, a madeira absorve mais água. Com isso, pode apodrecer, ter mofo ou fungo, sofrer contrações ou atrair cupins. 

Dessa forma, entendemos que o teor de umidade da madeira está diretamente relacionado à umidade relativa do ar do ambiente que ela fica armazenada. 

Entretanto, engana-se que o controle de umidade em madeira deve acontecer somente no armazenamento. Como citado, esse elemento é higroscópio, que libera ou absorve água durante todo seu ciclo de vida. Ou seja, além do armazenamento, é preciso se ater a umidade nas fases de transporte, manufatura e até mesmo comercialização. 

Como o controle de umidade aumenta a produtividade na indústria madeireira

Basicamente, o teor de umidade da madeira afeta a qualidade das toras usadas na indústria, o que consequentemente afeta a qualidade dos produtos. Além disso, o controle de umidade em madeira também está ligado com a densidade e resistência do material, assegurando uma matéria-prima de qualidade superior. 

Avaliando corretamente as características de umidade e temperatura da madeira, a indústria consegue produzir mercadorias com alta qualidade e consistência. 

Há também redução de desperdício, já que não é preciso descartar madeiras que sofreram alteração ou danos devido à umidade, o que eleva o lucro da atividade. 

Outro benefício é que a madeira corretamente seca gera uma quantidade menor de poeira, o que ajuda a proteger o maquinário na indústria e, principalmente, a saúde dos colaboradores envolvidos no processo. 

Portanto, é fundamental que a madeira seja sempre armazenada, envelhecida e manipulada corretamente, seguindo um controle de umidade. Isso vale para qualquer atividade que envolva a madeira. Esses cuidados garantirão que ela não encolha, rache ou sofra deformações estruturais, melhorando o processamento e garantindo resultados satisfatórios. 

Curta nossa página no Linkedin e Youtube, e acompanhe novos conteúdos e lançamentos em controle de umidade para a indústria! 

 
Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube