BLOG

Qual a diferença entre purificador, umidificador e desumidificador de ar?

Diferença entre purificador, umidificador e desumidificador de ar. Uso, benefícios e aplicações de cada equipamento nas empresas.

Entenda a função de cada equipamento e em que situações devem ser utilizados nas empresas

Na hora de escolher um equipamento para solucionar os problemas relacionados à qualidade do ar nas empresas, é comum que surja a dúvida sobre qual deve ser escolhido: purificador, umidificador ou desumidificador?

Para responder a essa pergunta, é necessário, primeiramente, entender que a umidade e a qualidade do ar variam constantemente devido às condições climáticas e de região para região.

Esse nível de umidade e os microrganismos presentes no ar afetam diretamente a saúde das pessoas, mas também influenciam em alguns processos industriais e logísticos.

Em ambientes fechados, como é o caso das indústrias e galpões, é possível recorrer a um desses equipamentos para controlar o nível de umidade presente do ar, mantendo-o em um nível adequado para a necessidade do usuário.

Sendo assim, vejamos quais são as principais diferenças entre eles:

  • Purificador de Ar
  • O que é: como o próprio nome já diz, trata-se de um equipamento que irá “esterilizar”o ar, ou seja, irá retirar as impurezas presentes no ar decorrentes da poluição. Esse equipamento não altera o nível de umidade, apenas retira os microrganismos e as sujidades.
  • Benefícios: proporciona uma melhor qualidade do ar e evita doenças.
  • Indicação: indicado para residências, principalmente onde residem pessoas com problemas respiratórios.
  • Umidificador de Ar
  • O que é: trata-se de um equipamento que lança gotículas de água por todo o ambiente elevando o nível de umidade relativa do ar.
  • Benefícios: aumenta o nível de umidade do ar em climas secos, evitando problemas respiratórios e de desidratação.
  • Indicação: pode ser usado em residências em épocas do ano em que a umidade relativa do ar está baixa e também em supermercados e hortifrutis para manter o nível de umidade necessário para conservação de frutas e verduras.
  • Desumidificador de Ar
  • O que é: o desumidificador de ar, por sua vez, é um equipamento que tem a função de retirar o excesso de umidade do ambiente fechado, mantendo um nível pré-programado digitalmente no próprio equipamento.
  • Benefícios: são inúmeros os benefícios, em especial, evitar surgimento de mofos e fungos, desperdício de produtos, falhas em equipamentos e prejuízos financeiros para a empresa.
  • Indicação: é indicado para empresas de diferentes segmentos industriais e outras áreas (como logística, arquivamento e agronegócio, por exemplo) com a finalidade de controlar o nível de umidade presente no ar seguindo as recomendações para cada tipo de processo produtivo.
DICA: em nosso blog, você pode consultar artigos específicos sobre o uso do desumidificador em diferentes áreas. Acesse: https://www.bryair.com.br/blog/  

Solução industrial para desumidificação de ar

Para resolver os problemas ocasionados pelo excesso de umidade, a Bry-Air Brasil desenvolveu a linha de desumidificadores industriais FFB, com equipamentos que atendem a diferentes vazões e que podem ser instalados facilmente em qualquer tipo de estrutura.

Os desumidificadores da linha FBB são compactos e retiram a umidade do ar por meio de um processo de adsorção química, eliminando a água no ambiente externo. Isso possibilita um controle preciso do nível de umidade no espaço de produção.

Além disso, oferece outras vantagens, como secagem, melhoria da qualidade do ar e prevenção de condensação que provoca a corrosão de metais.

Para conhecer mais detalhes sobre a Linha FFB de desumidificadores de ar da Bry-Air e falar com um de nossos especialistas, clique aqui.

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.