Assistência e suporte técnico →

BLOG

Sustentabilidade na indústria – economia de energia, desperdício de alimentos

É impossível pensar em sustentabilidade na indústria de alimentos sem controle de umidade. Entenda o porquê neste artigo.

É inegável que o desperdício de alimentos é um grave problema em todo o mundo. Quando falamos de desperdício, é normal que lembremos do papel do consumidor, como se ele fosse o único culpado pelas toneladas de alimentos jogadas no lixo todos os anos. 

Mas, será que as condições ambientais e, principalmente, a umidade na indústria de alimentos também não contribui para esse cenário? 

Desde o plantio da semente até que a comida chegue ao consumidor, existem vários processos que precisam ser cuidadosamente analisados. 

Entre eles, está o controle de umidade que a indústria alimentícia precisa ter. Vamos entender melhor esse assunto?

O controle de umidade na indústria de alimentos evita crises de imagem

Imagine o seguinte cenário: após a empresa ter investido na compra de matéria-prima, ter contratado profissionais, ter investido em maquinário, ela viu o produto final ser descartado devido a problemas na estocagem, que causaram bolores nos alimentos. 

Uma das marcas alimentícias mais importantes do Brasil, lidou com esse problema. No final do século passado, a empresa vendeu panetones através de um carnê. O cliente pagava as mensalidades durante o ano e retirava a cesta de Natal em dezembro. 

O problema é que muitos panetones mofaram e a marca só percebeu quando estava prestes a entregar os produtos aos clientes. Essa história foi contada em entrevista ao Canal History Brasil.

Com essa situação veio o aprendizado. A umidade e o clima devem ser controlados com rigidez, pois os alimentos são extremamente sensíveis às variações. 

O cliente que se depara com um produto mofado ou estragado associa a marca com falta de higiene — e não com problemas de controle de umidade. Para quem produz, transporta ou vende comida, isso é muito grave.

O controle de umidade contribui para a sustentabilidade na indústria de alimentos

O desperdício de matéria-prima é, também, um problema ambiental, já que foram usados recursos naturais para a produção dos alimentos. Portanto, o controle de umidade é importantíssimo para as marcas que querem ser reconhecidas como empresas ambientalmente sustentáveis — o que ajuda a ganhar mercado, atrair investidores e se destacar de concorrentes. 

Ademais, tornar os processos sustentáveis protege a empresa, evitando que todo esforço empenhado na produção de um alimento vire prejuízo por causa do descontrole de umidade. 

Processos internos, como a climatização, também se tornam mais eficazes quando aliados ao trabalho de excelentes desumidificadores.

Umidade controlada atende às normas regulamentadoras e protege o consumidor

A indústria alimentícia obedece a uma série de normas impostas por órgãos regulamentadores, como a Anvisa e as secretarias de agricultura municipais e estaduais. 

O nível aceitável de umidade nos ambientes está entre os indicadores que precisam ser acompanhados, variando conforme as características de cada alimento. 

Usar desumidificadores inadequados pode fazer com que a empresa não atinja o padrão correto de umidade, impondo a ela multas ou até problemas mais graves. Para marcas que querem exportar alimentos, falhas no controle de umidade podem fechar mercados. 

Por fim, o controle de umidade faz com que o alimento se torne mais seguro para o consumidor, cumprindo o seu papel de alimentar e nutrir — e evitando que essa pessoa sofra com problemas, como a intoxicação alimentar. 

A sustentabilidade na indústria de alimentos exige o controle correto da umidade. Sendo assim, buscar soluções adequadas em controle de umidade para a sua indústria é uma questão de segurança do alimento, sustentabilidade e controle de qualidade. Desumidificadores industriais por dessecante são os equipamentos indicados, dimensionados e personalizados segundo as características do seu processo alimentício e condições ambientais. 

Solução para controle de umidade na indústria alimentícia

Os sistemas automatizados de controle de umidade podem trazer inúmeros benefícios no controle de qualidade e impactar a sustentabilidade da empresa, como discutido acima. Algo que ajudará a garantir a segurança alimentar dos consumidores e evitar o desperdício de alimentos.

Os principais problemas causados pela umidade nos ambientes de produção, processamento e armazenamento de alimentos são:

  • Surgimento de fungos e mofos
  • Aceleração do processo de germinação (armazenagem de sementes)
  • Problemas estruturais e de funcionamento em equipamentos para refrigeração e estocagem, que por sua vez afetam a qualidade do alimento e a segurança do trabalho.
 
Nós da Bry-Air Brasil, especializada em soluções industriais para desumidificação há mais de 55 anos, fornecemos uma ampla linha de equipamentos e modelos que atendem a plantas industriais de diferentes tamanhos.
 
Nossa linha de desumidificadores industriais realiza a retirada da umidade do ar por meio dessecante (entenda a diferença entre desumidificação mecânica e dessecante) e permite o controle digital do nível de umidade para que o cliente possa regular conforme a sua necessidade.
 
Para obter mais informações sobre o sistema de desumidificação, clique aqui e solicite o contato de um técnico especializado para esclarecer suas dúvidas. 
Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube