Assistência e suporte técnico →

BLOG

Você sabe o que são Sugar Bloom e Fat Bloom?

Fat bloom e Sugar bloom são causados no chocolate devido à umidade e temperatura e podem ser evitados com o desumidificador de ar.

Entenda o que esses problemas causados pela umidade e temperatura podem trazer para a indústria de chocolates

Chocolate é quase que unanimidade entre o gosto dos brasileiros e sempre é bem-vindo após uma refeição ou até mesmo como um presente carinhoso de um amigo ou namorado. Porém, quando a barra está com uma aparência feia ou derretendo, não dá nem vontade de comer. 

É por isso que as empresas fabricantes de chocolate e as distribuidoras adotam rigorosos protocolos de controle e fazem o melhor para oferecer ao cliente um produto de qualidade.

No entanto, alguns aspectos relacionados ao ambiente de produção e armazenamento podem colocar todo o trabalho a perder e comprometer a aparência, a textura e até mesmo o gosto do chocolate, inviabilizando a sua comercialização. Estamos falando da umidade do ar e da temperatura. 

Esses fatores isolados, ou combinados, causam alguns efeitos nos ingredientes que compõem o chocolate, dando à barra ou bombom um aspecto estético feio e alteração no sabor. A esses efeitos damos o nome de Fat Bloom e Sugar Bloom. Vamos entender melhor o que é cada um deles.

O que é o efeito Fat Bloom nos chocolates?

O termo Fat Bloom foi designado para nomear quando o chocolate fica com a coloração esbranquiçada ou escurecida e sem brilho, dando o aspecto de que o produto está estragado ou mofado. No entanto, é apenas a gordura que está aparente na superfície. 

Daí vem a ideia do Flat Bloom, que em tradução livre do inglês significa “florescimento de gordura”. Isso é comum de ocorrer quando o chocolate fica na geladeira por algum tempo e depois é retirado para consumo. A variação de temperatura altera o estado físico da manteiga de cacau, fazendo com que ela derreta. 

O que é o efeito Sugar Bloom nos chocolates?

Por sua vez, o efeito Sugar Bloom, ou “florescimento de açúcar” em tradução livre, é quando ocorre o surgimento de cristais de açúcar na superfície do chocolate, ou seja, quando ele fica com o aspecto de suado.

Isso ocorre quando o chocolate fica exposto à umidade do ar, o que acelera o processo de derretimento e forma cristais maiores. É por isso que que as embalagens precisam ser vedadas após o consumo. 

Como resolver o problema do Fat Bloom e do Sugar Bloom nos chocolates?

Como ambos os problemas são ocasionados por questões de temperatura e umidade, o primeiro passo é avaliar as condições estruturais dos locais de produção e, principalmente, de armazenamento e veículos de transporte.

Na linha de produção, é comum que haja mais controle, mas os estoques e caminhões acabam sendo deixados de lado nessa questão. 

É importante também que os locais sejam frescos, secos e arejados, a fim de manter a temperatura adequada, que é entre 18ºC e 20 ºC, e a umidade relativa do ar por volta de 45 a 65%.

Para fazer isso, confira algumas dicas:

Conheça os desumidificadores de ar Bry-Air

Como solução para o problema da umidade em ambientes de diferentes tamanhos, a Bry-Air Brasil desenvolveu uma linha de desumidificadores compactos da série FFB. 

O sistema compacto tem a mesma funcionalidade dos grandes desumidificadores industriais, mas com a facilidade de ser menor, mais leve e não ocupar muito espaço. 

Além de resolver o problema da umidade e evitar o Fat Bloom e o Sugar Bloom, o equipamento ainda traz como benefícios a melhoria da qualidade do ar, previne o surgimento de fungos e bolor no local e é ambientalmente adequado às questões de emissão de gases poluentes.

Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube