Assistência Técnica & Suporte →

BLOG

Como prevenir danos causados pela umidade e contaminação em cervejarias

A arte da cerveja é uma delicada mistura de habilidade e tecnologia.

Controle de umidade em cervejarias

A arte da cerveja é uma delicada mistura de habilidade e tecnologia. Os padrões são elevados e a higiene é crucial. Há uma infinidade de processos delicados e mudanças de temperatura acontecendo e o controle preciso da umidade é essencial.

Desafios na produção e embalagem de cervejas

O controle preciso das condições ambientais é crucial para as muitas partes diferentes do processo de fermentação, desde a mistura de ingredientes até o armazenamento do produto final. O ar fora da cervejaria está carregado com água em forma de vapor devido a inúmeras variáveis, como o clima, estação, hora do dia e localização.

Quando este ar entra no ambiente em que as estruturas de fabricação da cerveja se encontram, a condensação pode se formar rapidamente. Principalmente em tubulações, equipamentos e superfícies frias, muitas vezes condensando e acumulando-se como água nos pisos. Este acúmulo de água e umidade em cervejarias ocasiona uma série de problemas:

  • Corrosão e outros danos a edifícios, estruturas, acessórios e equipamentos
  • Crescimento bacteriano e mofo, resultando em problemas de higiene e dificuldades de conformidade
  • Problemas na embalagem para aplicação de rótulos em garrafas devido à umidade excessiva
  • Maiores custos de serviço e manutenção como resultado direto da umidade não controlada
  • Ambiente com alto risco de acidentes de trabalho

Eliminando o problema de umidade

Há uma série de benefícios práticos e econômicos na utilização de desumidificadores em cervejarias. Neste ambiente a recomendação é a utilização de desumidificadores dessecantes (entenda a diferença entre desumidificação mecânica e dessecante), tecnologia especializada em que se determina o ponto de orvalho do ar de forma a controlar com precisão a umidade, impedindo que a condensação e todos os problemas resultantes aconteçam.

Os sistemas de desumidificação por dessecante permitem o controle das condições do ar durante toda a produção, embalagem e armazenagem. Quando a umidade relativa é mantida a menos de 60% em ambientes de cervejarias, quaisquer problemas de condensação e proliferação de bactérias, fungos e mofo são evitados.

Benefícios do desumidificador dessecante Bry-Air

Por isso, a maneira mais efetiva para resolver o problema da umidade e evitar prejuízos à empresa é a instalação de um sistema de desumidificação industrial, como o modelo compacto da linha FFB de vazão 170 e 300 da Bry-Air.

  • Mantenha um melhor controle total das condições do ar em sua cervejaria;
  • Elimine uma ampla gama de problemas práticos decorrentes da condensação;
  • Previna a corrosão e outros danos em estruturas, acessórios e equipamentos;
  • Melhor segurança, higiene e conformidade com os padrões e normas;
  • Custos de serviço e manutenção mais baixos para as condições da fábrica e equipamentos.

 

Essa linha de desumidificadores possui modelos que atendem a espaços de diferentes metragens de acordo com o seu ambiente.

Para obter mais informações sobre os equipamentos FFB ou solicitar o contato de especialista Bry-Air Brasil para esclarecer suas dúvidas. 

Se você enfrenta problemas com o controle de umidade e precisa mitigar esse risco, conheça a linha de desumidificadores dessecantes da Bry-Air Brasil.

A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.

Siga a Bry-Air Brasil no Linkedin e Youtube