BLOG

Qual o melhor modelo de desumidificador de ar para a indústria frigorífica?

O controle de umidade é um processo essencial na indústria frigorífica. Veja como escolher o modelo de desumidificador de ar ideal.

A umidade é um dos principais problemas quando o assunto é qualidade dos produtos e equipamentos na indústria frigorífica. São inúmeros os problemas estruturais causados pelo excesso de gelo nas câmaras frias, como também é alto o risco de proliferação de fungos e bactérias em ambientes com umidade acumulada, comprometendo a integridade dos alimentos.

Confira aqui mais detalhes sobre qualidade na indústria frigorífica.

Isso tudo é resultado da falta de controle de umidade, que ocasiona diversos níveis de prejuízo aos empresários do setor.

Algo que poderia ser resolvido facilmente com um equipamento para desumidificação do ar.

Há no mercado diversos modelos de desumidificadores, no entanto, fica o questionamento: qual é o desumidificador ideal para a indústria frigorífica?

Para responder a essa pergunta, criamos uma lista de características dos principais modelos para que você possa fazer uma escolha mais assertiva na hora da compra.

Vamos lá?

Tipos de desumidificadores de ar industriais

Antes de tudo, você precisa saber que os desumidificadores de ar operam por dois modos diferentes, sendo eles por dessecante ou mecânico.

Já publicamos um artigo detalhando como funciona cada um desses desumidificadores de ar. Você pode ler na íntegra clicando aqui.

Desumidificadores mecânicos:

São aqueles em que um volume de ar passa através de uma superfície fria (serpentina/trocador de calor) visando ao resfriamento deste ar, que, por consequência, irá ocasionar o processo de condensação (mudança de estado da água de gasoso para líquido) para retirar o excesso de umidade do ar em forma de água.

Nesse caso, é preciso ter um dreno e um reservatório para armazenar o líquido retirado do ar.

Não deve ser utilizado na indústria frigorífica, uma vez que não é recomendado para ambientes com temperaturas menores que 17°C.

Desumidificadores dessecantes:

Em resumo, podemos dizer que os desumidificadores por dessecante são aqueles que operam pelo processo de adsorção. Isto é, o ar úmido circula no equipamento passando pela roda dessecante, a qual retém a umidade excessiva do ar que, em seguida, é devolvido ao ambiente com a umidade relativa abaixo da condição desejada. Isso permite o controle dentro de parâmetros adequados para o ramo de atividade.

É o modelo ideal para a indústria frigorífica, pois opera sem perda de desempenho em ambientes cuja temperatura varia entre 0°C até 45°C.

Como escolher o desumidificador de ar ideal para a indústria frigorífica

Agora que sabemos que o modelo dessecante é o mais indicado, precisamos observar alguns detalhes na hora da compra.

Para tanto, devemos primeiramente identificar quais são as recomendações legais em relação ao controle de umidade para cada tipo de processo. Essas informações podem ser conferidas na RDC 216 e na RDC 275 da Anvisa, que dispõem sobre as regras de controle de qualidade na indústria de alimentos, com alguns destaques para a refrigeração de alimentos.

Aqui neste artigo ”Como garantir uma refrigeração industrial adequada para armazenagem de alimentos em frigoríficos” nós explicamos mais detalhes em relação a esses padrões de qualidade.

Feito isso, você deve verificar os seguintes itens antes de adquirir o seu desumidificador de ar:

• Vazão necessária do equipamento para atender ao espaço físico (calculado considerando o tamanho do galpão frigorífico);

• O desumidificador deverá ficar na antecâmara, sendo assim, observe a vazão necessária para esse local;

• O desumidificador precisará ter um controle do nível de umidade desejado e permitir a checagem desses dados para fins de atendimento à legislação;

• Identificar o tipo de armazenagem (ativa ou passiva), pois haverá níveis de umidade diferentes no local em cada uma dessas atividades.

Após isso, será possível identificar entre os modelos disponíveis no mercado.

Desumidificadores Bry-Air

Pensando na realidade da indústria frigorífica, a Bry-Air Brasil disponibiliza equipamentos projetados para atender às necessidades particulares de cada empresa. Desse modo, oferece em seu portfólio duas séries de desumidificadores industriais adequados a esse segmento: a Série FFB e a Série FLI.

No caso da Série FFB, trata-se de uma linha de equipamentos compactos que atendem a vazões de 170 m³/h a 4500 m³/h, com aplicações ilimitadas em áreas de produção e processo, armazenagem e embalagens.

Tem como vantagem a redução da pegada ambiental, aumento do desempenho e baixo peso, que permite que seja instalado por cima do teto falso eliminando a necessidade de espaço.

Já os equipamentos da Série FLI foram projetados para ambientes que necessitam de média vazão, isto é, de 2.500 m³/h a 25.000 m³/h. Ainda assim, o desumidificador ocupa pouco espaço e é de fácil instalação, com a vantagem de ser preparado para uma operação contínua.

Fale com um de nossos especialistas

Seja qual for a sua necessidade, a Bry- Air tem a solução. Por isso, entre em contato conosco para que um de nossos especialistas lhe auxilie na identificação do equipamento ideal para a sua indústria frigorífica.

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.