BLOG

Secagem e armazenagem de nibs de cacau

O desumidificador de ar industrial é a solução para garantir o controle da umidade na secagem e armazenagem dos nibs de cacau.

Entenda as razões para controlar a umidade e garantir a qualidade na fabricação de chocolates

O chocolate pode ser considerado um dos doces favoritos de grande parte da população mundial e certamente faz parte do dia a dia de muitas pessoas, seja após o almoço, no café da manhã ou no lanche da tarde.

Apesar de muitos considerarem o cacau como matéria-prima essencial para produção de chocolates, um produto extraído do cacau é que realmente é utilizado para produção do doce. Esse produto é chamado de nibs de cacau.

Os nibs de cacau são pequenos pedaços de amêndoas extraídos do cacau e que passam por um longo processo desde a colheita até estarem prontos para serem utilizados na fabricação. Entenda cada uma dessas etapas:

  • Colheita: os frutos do cacauaeiro são coletados com cuidado para proteger as propriedades naturais do produto.
  • Fermentação: o cacau é aberto e deixado por alguns dias para fermentação. As sementes que morrem passam a ser consideradas amêndoas.
  • Secagem: as amêndoas são colocadas em esteiras de secagem para que a umidade excedente do ideal seja evaporada e não prejudique a qualidade do produto.
  • Torra: depois de secos, os pedaços são torrados a fim de eliminar possíveis microrganismos nocivos à saúde, além de ajudar na produção de sabor e aroma.
  • Descasque: por fim, as amêndoas torradas são descascadas e quebradas, formando os pequenos pedaços chamados de nibs de cacau.

São esses nibs que são utilizados na fabricação do chocolate, especialmente chocolates do tipo amargo ou com maior percentual de nibs em sua composição, comercializados de acordo com o percentual (60%, 70%,100%), considerados mais puros e saudáveis.

Você sabia que os nibs de cacau contêm nutrientes? Ao contrário do que muitos podem imaginar, um chocolate com alto teor de nibs pode fazer bem à saúde. Isso porque ele é rico em fibras e mineiras, podendo ajudar no combate de algumas doenças relacionadas ao excesso de radicais livres, além de conter flavonoides, que têm ação antioxidante e pode, inclusive, ajudar a perder peso e controlar o colesterol.

Os riscos da umidade na produção de chocolates

A umidade é uma das inimigas da qualidade na produção de chocolates. Durante o processo de fabricação, diversos cuidados precisam ser tomados a fim de evitar que problemas como Flat Boom e Sugar Bloom ocorram e seja necessário descartar o produto antes mesmo de enviá-los para comercialização.

Se você não conhece esses termos, clique aqui e confira mais detalhes em um artigo que fizemos sobre esse processo na indústria de chocolates.

Em relação aos nibs de cacau, como pôde ser observado nas etapas de produção, é necessário um período de secagem adequado antes de seguir para a torra.

Essa secagem é fundamental por um motivo muito simples: evitar que a umidade mofe o nibs internamente, o que comprometeria a qualidade do produto.

O papel da desumidificação na produção de nibs

Para preservar a matéria-prima com a propriedade ideal para produção de chocolates, é imprescindível que haja um controle de umidade na área de secagem e posterior armazenamento dos nibs.

Esse controle só é possível com a utilização de um desumidificador de ar industrial, com o qual é possível programar o nível de umidade ideal dentro dos ambientes destinados à secagem e armazenamento dos nibs.

A Bry-Air Brasil oferece como solução para a problema a série FFB de desumidificadores de ar compactos, adequado para ser instalado em espaços de diferentes tamanhos, com alta qualidade e eficiência.

Para conhecer mais detalhes sobre as soluções Bry-Air em desumidificação industrial na indústria do chocolate, clique aqui e saiba mais.

Nós usamos cookies para personalizar anúncios, melhorar sua experiência no site, desempenho e segurança. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.