Assistência e suporte técnico →

INDÚSTRIAS E APLICAÇÕES

Processamento de madeira

Processamento de madeira

A madeira sofre mudança dimensional quando seu teor de umidade é alterado, contrai-se quando perde umidade e expande-se quando é umedecida. Quando a umidade relativa do ar está em um nível muito baixo, a madeira também pode sofrer com rachaduras e deformação. 

Por outro lado, quando há excesso de umidade no ar, a madeira absorve mais água. Com isso, pode apodrecer, ter mofo ou fungo, sofrer contrações ou atrair cupins. 

Dessa forma, entendemos que o teor de umidade da madeira está diretamente relacionado à umidade relativa do ar do ambiente que ela fica armazenada. Como citado, esse elemento é higroscópio, que libera ou absorve água durante todo seu ciclo de vida. Ou seja, além do armazenamento, é preciso se ater a umidade nas fases de transporte, manufatura e até mesmo comercialização. 

Como o controle de umidade aumenta a produtividade na indústria madeireira

Basicamente, o teor de umidade da madeira afeta a qualidade das toras usadas na indústria, o que consequentemente afeta a qualidade dos produtos. Além disso, o controle de umidade em madeira também está ligado com a densidade e resistência do material, assegurando uma matéria-prima de qualidade superior. 

Avaliando corretamente as características de umidade e temperatura da madeira, a indústria consegue produzir mercadorias com alta qualidade e consistência. Há também redução de desperdício, já que não é preciso descartar madeiras que sofreram alteração ou danos devido à umidade, o que eleva o lucro da atividade. 

Outro benefício é que a madeira corretamente seca gera uma quantidade menor de poeira, o que ajuda a proteger o maquinário na indústria e, principalmente, a saúde dos colaboradores envolvidos no processo. 

Solução Bry-Air

Portanto, é fundamental que a madeira seja sempre processada, armazenada e manipulada corretamente, seguindo um controle de umidade. Esses cuidados garantirão que ela não encolha, rache ou sofra deformações estruturais, melhorando o processamento e garantindo resultados satisfatórios.

Para isso é indicado o uso de sistemas de desumidificação por dessecante Bry-Air, que permitem o controle das condições de umidade do ar. Quando a umidade relativa é mantida dentro dos níveis ideais os problemas mencionados são evitados. 

Converse com a nossa equipe, entenda e receba todas as informações sobre a nossas soluções e como aplicá-las de acordo com a sua necessidade.

Solução para:

  • Prevenção de Contaminação, Fungos e Mofo
  • Secagem e Desumidificação
  • Qualidade do Ar Interno

Solução Bry-Air indicada

Conheça as soluções indicadas, clique para saber mais:

Quero saber mais

Os especialistas Bry-Air Airgineers estão prontos para falar sobre a solução para seus problemas de umidade.

Seguindo nossa filosofia de nunca estar longe dos clientes, e tendo em vista o crescente mercado da América Latina, sentimos que a presença local iria apoiar os clientes na região de forma eficaz.

Deepak Pahwa, presidente do Grupo Pahwa

Líder mundial em desumidificação há mais de 50 anos.

Com a abertura da Bry-Air Brasil, foi possível garantir presença no mercado da América Latina e acompanhar sua expansão.

Com máquinas instaladas em mais de 13 países da America Latina e presença direta nos EUA, Índia, China, Malásia, Suíça, Coréia, Tailândia, Filipinas, Indonésia, União Européia, Africa do Sul, Austrália, Turquia, representantes em mais de 60 países e equipamentos em mais de 80 países.